CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PROFISSÃO: HEROIS !!

Na última semana, estive pensando na famosa frase: "E, agora, quem poderá nos defender??"

Sempre tivemos os herois das nossas fantasias: super-homem, homem aranha, batman, mulher maravilha, os x-man, entre outros. São seres fantasticos e incriveis, mas, infelizmente, eles não resolvem os nossos problemas diários. Não nos socorrem qnd uma tragedia se abate sobre as nossas cidades.

E, sendo sincera, não faltam problemas que necessitem de soluções urgentes.

Então, galera, a pergunta que não quer calar: "E, agora, quem poderá nos defender?? Se não temos homem aranha e companhia, quem poderá nos dar um S.O.S ??"

Qnd eu me questionei acerca deste fato, a resposta foi imediata.....Bombeiros !!!




Parece estranho que os nossos herois sejam tão comuns, afinal, em regra, temos contato diário com eles. Em muitos casos, convivemos com bombeiros ou temos um deles como vizinho ou temos um parente nessa profissão. O fato é: nossos ilustres herois não têm super poderes e, na grande maioria, não são tremendamente fortes; na verdade, são, exatamente, como nós...alguns são baixinhos, outros são magrinhos, outros são gordinhos, outros são altos. Mas, todos eles trabalham e muito a favor da nossa sociedade.

Assim, fica o pensamento: será que precisamos ter dons especiais para sermos herois ?!?!?!

Se observarmos os bombeiros, o heroísmo só depende da força de vontade para trabalhar em prol do proximo.

E tenho que admitir: a fragilidade humana que compõe cada um de nossos bombeiros faz com que eu sinta um orgulho maior pelo heroísmo desses bravos homens e mulheres, uma vez que eles superam a própria fraqueza para nos ajudar a superar as nossas fraquezas.



Algumas pessoas dizem que a presença dos bombeiros é o anuncio de uma tragédia, pois eles só aparecem qnd a situação está em calamidade. Eu prefiro pensar que a presença dos bombeiros é o anuncio de que, em breve, teremos uma solução. Leiam os exemplos abaixo e analisem se eu estou certa ou errada:

  • Na tragedia que ocorreu em Angra do Reis-RJ durante o reveillon, os bombeiros foram os primeiros profissionais a aparecerem para resgatar as vitimas e trabalharam muito para encontrar os corpos.
  • Nas tempestades que alagaram o RJ após a pascoa, os bombeiros estavam em todos os cantinhos...resgatavam vitimas, evitaram que muitas pessoas fossem soterradas e resgataram os corpos (no morro do bumba, por exemplo, eles trabalharam dia e noite....as maquinas não paravam de funcionar nem msm durante a madrugada....em meio a um cheiro sufocante de lixo, eles resgataram muitas vitimas, chamaram as ambulancias, resgataram corpos, tiraram os entulhos e etc).
  • No histórico 11 de setembro (a queda das torres gemeas nos EUA), os bombeiros se arriscaram para tirar as vitimas do predio antes que este desabasse....muitos deles deram suas vidas na tentativa de resgatar o maximo possivel de pessoas...atualmente, a maioria desses homens sofre algum tipo de doença devido aos materiais nocivos que foram utilizados na construção do referido predio.
  • Nas queimadas de florestas ao redor do mundo inteiro, a primeira imagem que vemos é sempre um bombeiro tentando apagar o fogo.
  • Nos afogamentos, sempre temos a imagem de bombeiros para socorrer a vitima.

Agora, eu pergunto: eles são ou não são herois de verdade ???



A todos os nossos herois, os quais costumamos chamar de bombeiros, recebam o meu "muito obrigada" pela sua dedicação em momentos de angustia e dor. Obrigada por representarem a solução para situações que imaginavámos ser insoluveis. Obrigada por não desistirem de tentar resgatar nossos cidadãos em apuros msm sabendo que o resgate seria dificil. E, por fim, recebam os meus aplausos por desempenharem a  dificil tarefa de personificarem, em atos concretos, a imagem de nossos verdadeiros herois. Vcs, realmente, têm o meu reconhecimento e admiração.



Sugestões ou criticas: irenemesmo@rocketmail.com
Até o proximo post !!!
Beijosssss

domingo, 11 de abril de 2010

CHOVER OU NÃO CHOVER...EIS A QUESTÃO !!

Chuvas torrenciais, alagamentos, desmoronamentos, desabrigados, desespero e caos. Enfim, o mês de abril trouxe noticias lamentaveis e trágicas para todo o Estado do Rio de Janeiro.

As principais cidades atingidas foram: Rio, Niteroi e São Gonçalo.

Os números são chocantes e assustadores. A quantidade de mortos chega, até o momento, a 223.


Esse caos começou na noite do dia 5/04 quando uma chuva fortissima desabou sobre o Estado; essa tempestade se prolongou até o dia 9/04 deixando cidades destruidas e uma população assustada com a mudança climatica brusca e repentina.

Alias, a referida mudança foi chocante. Vejam só o ocorrido: o sol estava escaldante até o domingo de pascoa (4/04) qnd, derrepente, a temperatura caiu bruscamente e a chuva desabou de forma avassaladora.  Até a pascoa, esperavamos a chegada da chuva para que esta pudesse amenizar o calor insuportavel; hj, depois dessa tragedia provocada pelo mau tempo, estamos torçendo pelo fim do período de chuvas e pelo retorno do sol no intuito de que este possa secar a terra das encostas as quais estão encharcadas (enquanto essa terra continuar molhada, os desabamentos vão permanecer como um risco constante).

Em face desta mudança climatica, fico me questionando : chover ou não chover?? Se não chove, o clima fica quente, seco e insuportável até para sair na rua. Se chove, temos desabamentos, alagamentos e caos.



Essa chuva histórica (a pior dos últimos 44 anos) foi um alerta para que as cidades do Rio façam um ajuste em seus projetos de reurbanização.

As comunidades já receberam as obras do pac, as UPP (unidade de policia pacificadora), os projetos sociais (ex: afroreggae), as ONG'S. E, através destes desmoronamentos, percebemos que todas as ações já existentes precisam ser harmonizadas com projetos de reassentamento das familias que moram em áreas de riscos. Isso pq as obras já existentes não eliminam os riscos presentes em algumas moradias. Em outras palavras, a urbanização, apesar de ser eficaz,  tem a função de conceder dignidade de vida à sociedade e, por isso, não corrige as falhas provocadas pelas construções ilegais. 

Os projetos sociais em prol das comunidades existem e estão sendo realizados com mais intensidade do que no passado. Agora, precisamos nos aperfeiçoar, afinal, a vida representa uma  constante busca pela evolução. E, nos ultimos tempos, nós, do Rio de Janeiro, estamos evoluindo bastante. Essa situação lamentavel, provocada pela chuva, não tira nossos meritos; apenas acrescenta a necessidade de melhorarmos mais.



Por falar em evolução, o Rio já começou a se reerger.

Donativos estão chegando de várias partes do Estado para ajudar aos desabrigados.

O número de voluntários se multiplicou.

O governo e as prefeituras já começaram a remover as familias das áreas de riscos.

O governo do Estado já tem projetos, em vias de realização, para indenizar as casas desapropriadas.

Qnt aos desabrigados, eles serão enviados a abrigos, casas de parentes ou receberão o aluguel social até que as novas moradias estejam prontas para reassenta-los em locais mais seguros.

O Estado do Rio de Janeiro vai receber uma verba para investir na recuperação da destruição provocada pela tempestade.

Em outras palavras, superação é a palavra de ordem no Estado do Rio de janeiro. E isso será a nossa forma de mostrar ao mundo que somos capazes de vencer essa batalha.




Meu Rio de Janeiro, msm que as tempestades tenham deixado rastros de miséria e dor, eu gosto muito de vc. Mais: eu coloco minha fé na sua capacidade de promover, com dignidade, grandes eventos tais como a copa e as olimpiadas. Sei de seu vasto potencial para superar todos esses obstaculos que se interpõe em seu caminho. Conheço seu passado de glorias....glorias que ninguém jamais vai poder transformar em manchas de vergonha pq são inquestionavelmente admiráveis. E, por fim, creio que o seu destino é ter um futuro repleto de sucesso pq tu és belo, acolhedor e, simplesmente, encantador.




Sugestões ou criticas: irenemesmo@rocketmail.com
Força, Rio de Janeiro !!!
Beijos a todos !
Até o proximo post !






domingo, 4 de abril de 2010

EM NOME DO PAI !!!

Semana santa : período de renovação e renascimento da fé. É uma época em que buscamos a igreja com mais intensidade,  que refletimos mais acerca de nossa religiosidade e que rezamos com mais fervor.

A minha comemoração pelo renascimento de Cristo (páscoa) trouxe aos meus pensamentos uma importante reflexão e isso ocorreu graças a um acontecimento desagradavelmente surpreendente, qual seja: vi uma senhora idosa enferma ser maltratada por um "cristão" que acessora o padre; a referida senhora estava afastada das atividades da igreja para fazer um tratamento de saude, mas, como a semana santa é importantissima no calendario da fé, ela fez um esforço para ir a igreja e, apesar disso, foi humilhada por alguém que se diz praticante da fé. Vi esse fato revoltante por acaso e fiquei pensando sobre a diferença em praticar a fé e, apenas, teorizá-la.

Achei a reflexão interessante, principalmente nestes dias de pascoa, e decidi compartilha-la com vcs. Espero que gostem.



Vejo algumas pessoas que "batem no peito com orgulho" para dizer: "olha, reles mortais, eu vou na igreja, rezo todos os dias, leio a biblia com regularidade, comungo todos os domingos, faço vigilia, participo das procissões de pascoa, vou na missa do galo, assisto programações religiosas; então, como vcs veem, eu sou um modelo de cristão; inspirem se em mim".

Neste ponto, surge a minha pergunta: será que essas pessoas são, realmente, modelos de cristãos ???

Leio a biblia e vejo que Cristo sempre repudiou aqueles que, apenas, rezavam em seus templos e se esqueciam das mazelas humanas. Vejo tbm que o livro sagrado mostra um Cristo que "agia mais e falava menos". Em outras palavras, Ele se dedicava mais às obras de caridade, aos ensinamentos dos fieis, a conversão do povo, a cura dos enfermos. Os momentos de prece existiam, mas, se comparado às Suas obras, percebemos que a prece era secundaria a ação.

Em contrapartida aos "teorizantes da fé", observo algumas pessoas que, apesar de não rezarem sempre e de não irem sempre a igreja, participam de ong's destinadas a ajudar pessoas carentes, vão a hospitais contar histórias para meninos e meninas adoentados, são simpaticos com seus vizinhos independente de eles terem ou não dinheiro, mantém o otimismo e fé msm em situações de extrema dificuldade, são leais aos seus amigos, perdoam as ofensas, consolam aqueles que choram, compreendem as falhas, visitam os azilos e por ai vai. Sempre achei que cada uma dessas atitudes fosse a "fé em ação" e, por isso, sempre admirei as pessoas que são, realmente cidadães ao contribuirem positivamente com a sociedade em que vivem; pessoas que, qnd veem algo de errado, tomam uma providencia para ajudar a modificá-lo ao invés de, somente, sentar e reclamar.



Agora me digam: o que seria do mundo se Cristo, apenas, tivesse se ajoelhado no templo mais proximo e se pudesse a rezar 24h por dia ??? Será que o nome de Deus teria sido difundido ao redor do mundo inteiro ??? Será que a fé teria se instalado em nossos corações ?? Será que Ele teria se tornado tão marcante na história da humanidade ???

Alguns vão tentar justificar dizendo que Cristo é excepcionalmente especial e nunca poderemos nos igualar a tamanha grandeza. Ele é msm muito especial e, com certeza, não seremos iguais a Ele. Porém, a biblia diz que fomos criados a imagem e semelhança de Deus o que significa que, msm não sendo tão perfeitos e poderosos como Cristo, devemos, ao menos, tentar seguir o Seu exemplo. Será que tentamos ??



Se reparamos, perceberemos que os maiores simbolos humanos de religiosidade são marcantes devidos às suas "ações de fé".

Madre Tereza de Calcutá tornou se especial pq decidiu ser uma freira que ensinava crianças pobres a ler, que se empenhou em auxiliar doentes com lepra, entre outras coisas.

Mahatma Gandhi é outro simbolo de fé pq defendeu a não agressão como meio de revolução (a chamada revolução pacifica como sendo a mais eficiente), tbm pregou o anti-racismo, entre outras coisas.

Chico Xavier, renomado medium, ficou conhecido por usar seu dom para ajudar pessoas que perderam seus entes queridos a encontrar um consolo para suas dores e, tbm, utilizou o dinheiro das vendas dos seus livros sobre a doutrina espírita para criar uma fundação de ajuda a pessoas pobres.

Veem pq eu acho a "fé em ação" mais impressionante do que a "fé, unicamente, na teoria" ?!



Não estou dizendo que rezar é obsoleto. Pelo contrario, sempre rezo e me traz uma grande sensação de conforto (sensação de que não estou sozinha, pois Deus está comigo). Alias, não existe prática sem uma teoria para fundamentá-la.

O que eu disse ao longo deste texto é que não podemos e não devemos nos perder em teoria, esqueçendo, assim, a pratica. De que vale uma grande teoria se ela não é posta em pratica ?! O erro não está na teoria, mas na dedicação exclusiva a esta teoria.

Em outras palavras, não basta rezar e dizermos que somos cristãos; temos de colocar em prática a fé que adotamos. Para exemplificar melhor o que eu estou querendo dizer, volto ao caso que presenciei na igreja (a senhora que foi maltratada pelo acessor do padre): este "cristão" pode rezar muito, ir sempre a igreja, comungar com regularidade, se confessar sempre; mas sua fé é desvalorizada qnd ele esqueçe de colocá-la em prática e maltrata um de seus semelhantes. Enfim, algum dia, ele terá de prestar contas a Deus por este ato e espero que, neste dia, ele aprenda o verdadeiro sentido de "fé em ação".



sugestões ou criticas: irenemesmo@rocketmail.com
Espero que a pascoa de todos vcs tenha sido encantadora !!!!!!!
Até o proximo post !!



Related Posts with Thumbnails