CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

LAZER SEM VIOLENCIA, EU APLAUDO COM DEFERÊNCIA !

          Hello, meus anjos !!! Hj, estou, aqui, para falar de futebol....ou melhor, violência nos estádios de futebol que, apesar de não representar toda a totalidade deste esporte, infelizmente, existe para importunar aos amantes da bola. E eu sou uma fã de futebol; simplesmente, a-do-ro! E que os "cuecas de plantão" não ousem duvidar disso. Afinal, meninos, as mulheres, aos pouquinhos, estão aprendendo a gostar de futebol. E digo mais: muitas mulheres, atualmente, não, apenas, gostam de futebol, como, tbm, entendem as regras do "mundo da bola". Cada dia que passa, nós, mulheres estamos preenchendo os estádios com a nossa graça e feminilidade. Isso msm, pois, para gostar de futebol, a mulher não precisa se tornar "mulher macho, sim, senhor"; eu garanto que não sou assim.....feminina sempre, até torçendo pelo time do coração (hahahaha). Alias, "time do coração da Irene" = mengão (nem ousem falar mal do meu rubro-negro, hein....hahahaha).
          Agora, sim, finalmente, entrando de vez no assunto ao qual me propus a falar, hj: violência nos estádios.




          Recentemente, o Rio resolveu lançar uma campanha contra a violência nos estádios. Essa propaganda mostra 4 famosas belíssimas (cada uma representa um dos grandes clubes do Rio) e falam de forma simples e objetiva que violência nos estádios, definitivamente, não faz parte da "festa futebolística". Parece que os setores públicos deste Estado se preocuparam com este aspecto devido aos últimos e lamentáveis incidentes....os mais escandalosos e recentes, em termos de Brasil, aconteceram durante o brasileirão de 2009. Achei legal esta atitude por parte dos setores públicos, mas tenho que dizer que só propaganda não basta. É preciso haver outras ações em conjunto.
          Atualmente, é proibido vender bebidas alcoolicas nos estádios e nos entornos. Boa idéia, já que, em muitos casos, a bebida deixa os torçedores mais "valentes". Alguns objetos pontiaguados foram proibidos tbm (um exemplo que a maioria conheçe são aquelas bandeiras com grandes cabos de madeira ou metal; no passado, elas foram utilizadas como armas para agredir a polícia ou a torçida adversária). O governo do Rio anunciou que irá implantar outra medida, qual seja: a entrada nos estádios será organizada de forma que as torçidas adversárias não se encontrem (isso, realmente, facilita muito na prevensão de confusões. O estádio do engenhão fez isso no jogo entre flamengo e botafogo e deu muito certo...pelo menos, botafoguenses e flamengistas não brigaram. Naquele jogo, o problema foi que esqueçeram de separar as torçidas organizadas rivais do flamengo e isso, sim, deu problema)
         Entretanto, digo que estas, apesar de serem otimas medidas, ainda, não bastam para minonar o problema. Primeiro que, para estas medidas produzirem efeitos, é necessaria uma fiscalização sérissima. No último jogo que eu fui (final de 2009), uma barraquinha vendia cerveja de forma escancarada perto da cavalaria da policia que não fez sequer um movimento para impedir tal ato. Aí, começam os "diálogos burocráticos": "a polícia garante a segurança dos torçedores e a fiscalização verifica o correto cumprimento das regras". Ora, minha gente, sinceramente, esta burocracia é o fim do mundo. Gastamos rios de dinheiro e não resolvemos nada, tudo isso por conta do "jogo de empurra da burocracia". Parecem mais crianças que dizem:  "mãe, a culpa foi do meu irmão". Está na hora de amadurecermos no quesito de combate a violência nos estádios (na verdade, o Brasil precisa amadurecer em muitos aspectos, mas é melhor não comentar, senão vamos fugir do assunto......rss). Segundo que nem sempre há uma segurança efetiva nos estádios. Em regra, a polícia monta um forte esquema de segurança nos grandes eventos; em outras palavras, os pequenos eventos podem ocorrer sem auxilio de força policial ou organização que vise garantir a segurança....como se confusão em estádios necessitasse de um grande número de pessoas....na verdade, precisa, apenas, de duas torçidas organizadas rivais....rssss



          Por falar em confusões, vamos relembrar os episodeos marcantes da violência nos estádios em 2009. Só na final do brasileirão tiveram dois acontecimentos que foram muito desagradáveis e mancharam um pouco da final de uma campeonato que foi um dos mais brilhantes dos últimos tempos. Vcs já devem imaginar as situações as quais fiz referência: a venda de ingressos para o jogo do flamengo contra o gremio e a quebradeira no couto pereira (estádio do goias). Impressionante como eventos, que tinham tudo para serem lazeres marcantes para um domingo de sol, tornaram-se simbolos de má administração do setor público nos esporte e falta de educação dos torçedores.
          Na venda de ingressos para o jogo da final do flamengo no brasileirão de 2009, estava tudo indo muito bem. Várias pessoas na fila, todos animados esperando a bilheteria abrir, expectativa para o jogo, enfim, fomos dormir sabendo que estava tudo tranquilo e calmo e acordamos com os jornais "jogando em nossas caras" que houve "quebra pau no maracanã"......ficamos, até, momentaneamente, perdidos; sem saber o que aconteçeu direito.....detalhes do que houve: muita gente, pouco ingresso....a bilheteria abriu, foi um "corre-corre", gente furando fila, a policia interviu para acabar com a baderna e tudo ficou um caos.
         No caso do couto pereira, o jogo era entre fluminense e coritiba. O jogo era decisivo para ver quem ficaria na seria A em 2010. O fluminense ganhou e nem teve tempo de comemorar a permanencia na série A, afinal, os torçedores do coritiba se revoltaram contra o rebaixamento e quebraram o estádio inteiro. Resultado: alguns vandalos foram identificados e presos, o coritiba, além de rebaixado, está sendo punido pela cena desnecessária e desagradável. Sinceramente, nada contra o coritiba e os torçedores, pois sei que a maioria não são agressivos, mas revolta contra rebaixamento não justifica agressão, sangue e depredação do estádio. Eu fiquei estarrecida qnd a tv mostrou a situação do couto pereira, após o incidente. Para aqueles que ainda não viram, vejam só.....




          Lamento muito msm a situação do coritiba que só se agravou com essa confusão toda e espero que eles consigam recuperar o estádio e voltar a séria A do brasileirão.
          Após toda essa análise que ficou mais longa do que eu previa (hahahaha), chega-se a conclusão que a questão da violência nos estádios, no fundo, se resume em "falta de educação".
          Falta de educação para respeitar a torçida adversária, pois, em um país democratico, cada um torçe pelo time que acha mais agradável;
         Falta de educação para respeitar as regras estabelecidas;
         Falta de educação para entender que  torçer não significa criar confusão; e
         Falta de educação para respeitar o "mundo do futebol" como ele mereçe ser respeitado. E ele merece ser respeitado com uma torçida animada que lota os estádio e faz do futebol um lindissimo espetáculo.




          Por falar em torçidas, aplausos as torçidas em 2009 que fizeram um show nos estádios. Vou citar aquelas que ficaram mais marcadas na minha memória: flamengo, fluminense e vasco. Espero que essas festas das torçidas se repitam em 2010 pq essas cenas tornaram o futebol ainda mais lindo.










É com essas imagens belissimas que eu encerro este post !
(claro que as imagens do mengão são muito melhores...hahaha....brincadeirinha, viu....todas as imagens são lindas)
Afinal, futebol é muuuuuuuuuito diferente de violência. E os torçedores de verdade sabem disso!
sugestões ou criticas: irenemesmo@rocketmail.com
Até o proximo post !
Beijos rubro-negros a todos !

2 comentários:

Daniel Savio disse...

Concordo contigo, sendo que não só falta educação para na hora de torcer pelo time, mas também na hora de votar (principalmente).

E não precisa agradecer, pois você é uma das pessoas que a blogosfera fez ter uma surpresa (você é muito gentil e interessada, isto é bom).

Fique com Deus, menina Irene.
Um abraço.

Daniel Savio disse...

Pessoa, vê se cuida certinho, ok?

Vou estar meio fora dos blogs agora no final do meu embarque, mas se precisar de mim, basta deixar um recado, ok?

Agora te respondendo:
Para os dias de correria, nada que dias dormindo de quatro a seis horas não dê jeito (nota, estou fazendo algo do gênero já tem dois dias)...

Hua, kkk, ha, ha, mas falando sério agora, até que ficar se óculos não prejudica, pois como nas minhas analises eu posso me aproximar para ter as leituras que preciso, acabo solucionando o problema momentaneamente, é só tenho 2,5 graus em cada olho (momento sou uma topeira que enchegar algo, hua, kkk, ha, ha; melda ser cequinho assim)...

Fique com Deus, menina Irene.
Um abraço.

Related Posts with Thumbnails